Acho que hoje o pensamento de grande parte da sociedade em relação à violência, é de que os causadores da violência são a parte podre da sociedade, pessoas que vieram ao mundo simplesmente para causar o caos e a discórdia. Acho que esses mesmos no fundo sabem que não é bem assim, e que ninguém é tão ruim que não possa melhorar ou tão bom que não possa falhar um dia, assim diz o Monsenhor Jonas, pessoa sensacional e incrível que diz uma grande verdade e acho que todos nós, sensatos, concordamos.
Bem, em minha opinião ninguém escolhe ser mal, ‘terrorista’, cruel por que quer, acredito eu, que nenhuma pessoa normal sente prazer em matar alguém ou cometer essas barbaridades que vemos noticiar todos os dias.
Até os cinco anos de idade é formada nossa personalidade, ou seja, tudo, tudo que sentimos, aprendemos, absorvemos.. Desde nosso processo final de formação dentro do ventre de nossa mãe até nossos cinco anos, contribui pra formação daquilo que será o nosso verdadeiro ‘eu’, a nossa personalidade que é parte de nós assim como qualquer membro de nosso corpo, mas ao contrário dos membros não há como amputá-la quando há algum problema, apenas podemos modificá-la se nos empenharmos o bastante. Logo que, se há uma falha por menor que seja, durante esse processo de formação de nossa personalidade e que não for rapidamente concertado, toda uma história, uma vida é comprometida e assim é posto em risco um dos mais importantes valores do ser humano, o caráter, que muitas vezes por conta de uma ou muitas falha(s) é encontrado, como diz o Pe. Fábio, como uma gelatina. E isso é o que vem acontecendo em nossa sociedade, mas que não levamos em conta ... Dentre tantos outros problemas o que mais tem acontecido é o de mães por acidente incompreendidas pela família geram uma vida sem a mínima condição psicológica pra estruturá-la, e é aí que está o grande problema, se a base de tudo não se encontra instável não há sustentação, condição adequada pra formação do caráter de um ser humano e na falta dessa formação entra em cena pra suprir isso, ‘o mundo’, que é onde aquele ser humano com caráter como gelatina encontra refúgio, pra muitas vezes, descarregar sua revolta, então já entra em cena os mais ‘famosos’ submundos: drogas e dinheiro fácil acompanhados de armas e comandados por pessoas que tentam, a mais tempo, suprir algo ou descontar alguma revolta.
Sei que não é sempre assim e que há N motivos pra essas pessoas estarem gerando a violência, mas em minha opinião na maioria das vezes é isso que acontece, e é o que quis mostrar com esse texto, que ninguém cai de pára-quedas ou por livre e espontânea vontade nessa situação, pelo menos não que eu saiba. E devemos levar isso em consideração, que a maioria dessas pessoas não esta ali por que quer, mas por falta de opção, e nós em vez de perder tempo julgando e desejando a morte pra essas pessoas, deveríamos exercer nosso papel de cidadãos de bem buscando mudar essa situação, evitando, de alguma forma, que essas pessoas não tenham a ‘violência’ como única opção de vida.
Pense nisso !
Nenhum comentário:
Postar um comentário