quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cultura Rastafári

Não satisfeita com o inicio de um texto que eu pretendia terminar e postar aqui, resolvi pesquisar mais a fundo e escrever sobre algo que eu de uma certa forma admiro, que é a cultura rastafári .
A cultura ou movimento Rastafari proclama Hailê Selassiê um imperador da Etiópia, que quem segue esta religião o tem como Deus. Bem, sou católica praticante e estou muito feliz e bem resolvida com minha religião, mas admiro muito a cultura rastafári pelo estilo de roupas, cabelos, acessórios, conceitos etc. E queria destacar alguns pontos aqui que muitas pessoas desconhecem sobre essa cultura e ainda assim julgam por ouvirem boatos ou opiniões de pessoas que não sabem sobre o assunto. E o que me chama muita a atenção sobre os rastas (seguidores da religião rastafári) é como eles expressam o sentimento de fraternidade, que é através do estilo, da utilização das cores: vermelho, preto, verde e amarelo, nos hábitos alimentares evitando principalmente a carne de porco e o ocasional uso de cannabis (maconha) para ajudar na meditação!
E hoje em dia as pessoas descriminam e fazem mal juízo de pessoas que seguem essa crença ou que até mesmo por apenas usarem acessórios ou roupas com as cores da fraternidade, acham que o sinônimo disso tudo é o uso das drogas, em especifico a maconha, mas não se dão ao trabalho de pesquisar sobre o assunto pra saber se é isso mesmo, ou pelo menos pra formar uma opinião correta e com fundamento. Os rastas não têm a mesma visão que o resto do mundo sobre a maconha ou qualquer outro tipo de erva que chamamos de droga, eles as têm como erva medicinal que curam males ou apenas ervas que os ajudam a meditar. E algo que deveríamos aprender com essas pessoas, é o valor que elas dão à natureza mostrando com a forma em que vivem que não é preciso tanto dinheiro ou bens materiais pra sobreviver, Deus pra mim ou Jah (como eles chamam) providenciou tudo, nos da tudo através da natureza e eles reconhecem isso, nós a destruímos pra satisfazer nossas vontades e ambições, e o que vai acontecer brevemente ? Vamos perder tudo, por pura burrice nossa! Mas infelizmente existem muitas pessoas que usam desse título rastafári, pra simplesmente usar drogas sem culpa e se sentirem os tais ... Infelizmente isso virou ‘modinha’ ! Aprendamos então, a conhecer e avaliar os conceitos realmente sobre aquilo que pretendemos opinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário